-
Arquitetos: JSa
- Ano: 2017
-
Fotografias:LGM Studio - Luis Gallardo, Rafael Gamo
-
Fabricantes: Bozovich
Descrição enviada pela equipe de projeto. Queríamos preservar a essência da casa como um exemplo típico de habitação no bairro de Polanco, com um telhado de quatro águas e um jardim que a rodeia e a protege da rua. Potencializando, dessa forma, a mão de obra local, materiais e processos.
Pujol, sendo um dos restaurantes mais importantes do México, dirigido pelo chef Enrique Olvera, representou um grande desafio. Queríamos comunicar uma evolução do lugar em vez de uma simples realocação. Não pretendíamos negar o Pujol anterior, mas incorporar uma série de conceitos que o caracterizavam, traduzindo e desenvolvendo para o novo e, assim, oferecer uma experiência mais rica para o cliente.
O conceito norteador foi articular uma série de espaços em um percurso através de diferentes condições de luz, escala, privacidade, relação visual-espacial e a interação do interior com o exterior. Encontramos oportunidades no pré-existente, os adaptamos e integramos ampliando as entradas de luz, eliminando as barreiras físicas que isolam os espaços uns dos outros e os tetos falsos para reforçar a natureza horizontal do projeto, aumentando a altura em algumas partes e diminuindo em outras. Todas essas ações foram realizadas com a intenção de proporcionar uma experiência completa com um certo nível de intimidade e escala de vizinhança.
Há também uma relação contínua entre o interior e o exterior, o que faz com que o cliente interaja com o entorno na maioria dos espaços, seja para os jardins ou para os pomares. Além disso, cada espaço tem diferentes arranjos de móveis para reforçar essas experiências.